Casserengue é a cidade mais transparente da PB

Publicado em 09/09/2019 às 18:52

Casserengue é a cidade mais transparente da PB
Casserengue com cerca de 7.468 habitantes, ocupa o topo do ranking da Lei da Transparência nº 131/2009, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O número é da plataforma Turmalina, que ‘pontua’ a transparência do municípios do Estado. Conforme os dados, Casserengue tem 830 pontos de avaliação.

Entre os 223 municípios do Estado, Casserengue, localizada no Curimataú da Paraíba, com uma área territorial de 201,4 km², ultrapassa grandes cidades como João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. 

Compõem a lista dos dez municípios paraibanos mais transparentes, além de Casserengue, Igaracy, Cajazeirinhas, Remígio, Juazeirinho, Juarez Távora, João Pessoa, Itapororoca, Cabedelo e São João do Tigre.

A plataforma do TCE faz o cálculo por meio de pontos. Para isso são utilizados critérios como previsão de receita, gastos com obras, funcionários, contratos, licitações, atualização dos dados no site oficial de cada prefeitura, entre outros. As categorias totalizam 880 pontos.

A Lei da Transparência é um direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal e exige que a União, Estados e Municípios disponibilizem, em meio eletrônico, informações sobre a atuação, execução orçamentária e financeira.

De acordo com o raking da Turmalina, depois de Casserengue, as cidades mais transparentes do Estado são Várzea, que acumula um total de 695, seguido de João Pessoa com 680 pontos. Todos os dados estão disponíveis no site http://turmalina.tce.pb.gov.br/.

Confira as 10 cidades mais transparentes do Estado:

























PREFEITURA MUNICIPAL DE CASSERENGUE - TRABALHANDO PARA O POVO!

Gestor municipal - Genival Bento da Silva (Dinda)
Tempo
Casserengue - PB
Mín 22ºC
26º
Máx 31ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas