Aspectos Gerais

Brasão


Bandeira

PERFIL DO MUNICÍPIO


Casserengue esta localizada no estado da Paraíba na microrregião do Curimataú Oriental. A 152 km da capital João Pessoa, mesorregião do Agreste Paraibano, possui uma área de 201,38 Km², e uma população urbana de 6.762 habitantes. Desse total, 3.378 são masculinos e 3.384 são femininos. A população urbana conta com 3.203 habitantes em quanto à zona rural com 3.559 e uma taxa de urbanização de 47,4%.
Seu Índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,513. O Índice de Educação Básica é de 3,2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 2,1 nas séries finais do Ensino Fundamental.
 
ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Longitude: -35.718º.
Latitude: -6.751º.
Casserengue limita-se:
Ao Norte: Cacimba de Dentro.
Ao Sul: Algodão de Jandaíra.
Ao Leste: Solânea e Arara.
Ao Oeste: Barra de Santa Rosa.
 
Casserengue é dividido pelo Rio Salgado do Bola, Cacimba da Várzea. No município de Casserengue encontra-se a Serra da Caxexa. ORIGEM
Origem do município: o nome Casserengue surgiu muito antes da formação do povoado. Fala-se que viajantes de outras localidades da região ao saírem em viagem, pernoitavam naquela localidade onde hoje é a cidade Casserengue, e durante a estadia naquele lugar, percebiam as árvores ficaram úmidas e que as folhas ficavam molhadas. Diante dessas observações os viajantes comentavam o seguinte: “este lugar custa a chover, mas sempre a noite cai sereno”.

FUNDAÇÃO
O Srº Durval da Costa Lira, Raimundo Soares Câmera, Fernando Macena, e outros, juntos resolveram que daria parte de suas terras para que fosse formado o povoado de Casserengue. Os primeiros habitantes a se instalar na região foram: Raimundo Soares, Fernando Macena, Severino Lopes, Francisco Marcolino dos Santos, José Bento, Severino Padre e outros.
Após terem combinado em fundar o povoado, Chico Ventania e Durval Lira, resolveram procurar o prefeito do município de Solânea o Srº João Elísio da Rocha, para tornarem legal a formação do povoado. As lideranças da região dariam o apoio à candidatura de Epifânio Plácido da Silva, que se comprometia em tornar legal o povoado.
 
CIDADE
 
O distrito de Casserengue hoje cidade, alcançando sua independência e emancipação política, administrativa e social, graça ao Deputado Ramalho Leite, que criou o projeto de Lei, ficando criado o distrito administrativo e judiciário.
Em 29 de Abril de 1994, o governo do Estado, através do então Governador Cícero Lucena Filho, oficializou a escolha da população, criando a Lei 5.922 que desmembrou o distrito de Casserengue do município de Solânea, criando assim o município de Casserengue. A instalação do município se deu em 1º de Janeiro de 1997. Foi dada a posse do primeiro Prefeito de Casserengue o Srº Antonio Pereira de Souza.
 
DATAS COMEMORATIVAS
 
Casserengue detém em seu calendário comemorativo datas oficiais como:

• Dia 29 de abril – Festa de emancipação política
• Dia 29 de junho – Festa de São Pedro
• Dia 18 de outubro – Festa da padroeira