História de Casserengue

ORIGEM
A origem do município: o nome Casserengue surgiu muito antes da formação do povoado. Fala-se que viajantes de outras localidades da região ao saírem em viagem, pernoitavam naquela localidade onde hoje é a cidade Casserengue, e durante a estadia naquele lugar, percebiam as árvores ficaram úmidas e que as folhas ficavam molhadas. Diante dessas observações os viajantes comentavam o seguinte: “este lugar custa a chover, mas sempre a noite cai sereno”.

FUNDAÇÃO
Os primeiros habitantes a se instalar na região foram: Raimundo Soares, Fernando Macena, Severino Lopes, Belarmino Soares e Francisco Marcolino dos Santos, o verdadeiro fundador de Casserengue o popular “Chico Ventania”. Era um dos proprietários de terras agrícolas na região, Chico Ventania ficando com medo que suas terras fossem tomadas para mãos de estranhos ele procura outros proprietários vizinhos, os Senhores: Durval da Costa Lira, Raimundo Soares Câmera, Fernando Macena, e outros, que juntos resolveram que daria parte de suas terras para que fosse formado o povoado de Casserengue.

Após terem combinado em fundar o povoado, Chico Ventania e Durval Lira, resolveram procurar o prefeito do município de Solânea o Srº João Elísio da Rocha, para tornarem legal a formação do povoado. As lideranças da região dariam o apoio à candidatura de Epifânio Plácido da Silva, que se comprometia em tornar legal o povoado.
Chico VentaniaO distrito de Casserengue hoje cidade, alcançando sua independência e emancipação política, administrativa e social, graça ao Deputado Raimundo Leite, que criou o projeto de Lei, ficando criado o distrito administrativo e judiciário.
Em 29 de Abril de 1994, o governo do Estado, através do então Governador Cícero Lucena Filho, oficializou a escolha da população, criando a Lei 5.922 que desmembrou o distrito de Casserengue do município de Solânea, criando assim o município de Casserengue. A instalação do município se deu em 1º de Janeiro de 1997. Foi dada a posse do primeiro Prefeito de Casserengue o Srº Antonio Pereira de Souza.

PERFIL DO MUNICÍPIO
Casserengue esta localizada no estado da Paraíba na microrregião do Curimataú Oriental. A 152 km da capital João Pessoa, mesorregião do Agreste Paraibano, possui uma área de 201,38 Km², e uma população urbana de 6.762 habitantes. Desse total, 3.378 são masculinos e 3.384 são femininos. A população urbana conta com 3.203 habitantes em quanto à zona rural com 3.559 e uma taxa de urbanização de 47,4%.
Seu Índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,513. O Índice de Educação Básica é de 3,2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 2,1 nas séries finais do Ensino Fundamental.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
Longitude: -35.718º.
Latitude: -6.751º.
Casserengue limita-se:
Ao Norte: Cacimba de Dentro.
Ao Sul: Algodão de Jandaíra.
Ao Leste: Solânea e Arara.
Ao Oeste: Barra de Santa Rosa.

Casserengue é dividido pelo Rio Salgado do Bola, Cacimba da Várzea. No município de Casserengue encontra-se a Serra da Caxexa. ORIGEM
Origem do município: o nome Casserengue surgiu muito antes da formação do povoado. Fala-se que viajantes de outras localidades da região ao saírem em viagem, pernoitavam naquela localidade onde hoje é a cidade Casserengue, e durante a estadia naquele lugar, percebiam as árvores ficaram úmidas e que as folhas ficavam molhadas. Diante dessas observações os viajantes comentavam o seguinte: “este lugar custa a chover, mas sempre a noite cai sereno”.

CIDADE
O distrito de Casserengue hoje cidade, alcançando sua independência e emancipação política, administrativa e social, graça ao Deputado Ramalho Leite, que criou o projeto de Lei, ficando criado o distrito administrativo e judiciário.

DATAS COMEMORATIVAS
Casserengue detém em seu calendário comemorativo datas oficiais como:
• Dia 29 de abril - Festa de emancipação política
• Dia 29 de junho – Festa de São Pedro